Penedo: Encantos às margens do Velho Chico

Uma das cidades históricas mais bonitas do Brasil fica em Alagoas e às margens do Rio São Francisco. Penedo fica localizada ao Sul do Estado, a aproximadamente 2h de distância de Maceió e conta com um roteiro perfeito para os amantes do turismo histórico! Portanto, prepara a câmera que esse passeio merece muitos registros!

Centro histórico

O centro histórico de Penedo é o que mais chama atenção dos turistas que chegam lá. Caminhando pelas ruas da cidade é possível conhecer a Fundação Casa do Penedo que abriga as tradições, riquezas e heranças culturais do Baixo São Francisco. Da mesma forma, vale a pena conhecer o Museu do Paço Imperial, local que abrigou Dom Pedro II e hoje conta com acervo que retrata a passagem do Imperador pela região.

Arcevo do Museu do Paço Imperial
Museu do Paço Imperial | Foto: Marco Ankosqui/MTur

Igreja de Nossa Senhora da Corrente

Sem dúvida, as Igrejas da cidade são um espetáculo à parte. A Igreja de Nossa Senhora da Corrente, tombada pelo IPHAN, tem em sua arquitetura detalhes nos estilos Barroco, Rococó e Neoclássico. Uma beleza que encanta todos os visitantes, independente de religião! Portanto, coloca no seu roteiro!

Interior da Igreja em Penedo
Igreja de Nossa Senhora da Corrente | Foto: Marco Ankosqui/MTur

Foz do Rio São Francisco

Certamente, um dos passeios mais procurados da região é o que segue até a cidade de Piaçabuçu com destino à Foz do Rio São Francisco. O passeio é feito de barco e a cidade ribeirinha de Piaçabuçu é igualmente encantadora. Tanto que fez muito sucesso no filme “Deus é Brasileiro” quando Deus, interpretado por Antônio Fagundes, resolve tirar uns dias de folga no Brasil. Além disso, é uma experiência memorável tomar um banho nas águas do Velho Chico ❤️

Foz do Rio São Francisco em Piaçabuçu
Foz do Rio São Francisco | Foto: Marco Ankosqui/MTur

Pontal do Peba

Antes de voltar para Penedo, vale a pena conhecer a praia do Pontal do Peba. O local, que fica numa área de proteção ambiental, tem mar esverdeado que contrasta com o tom dourado das dunas. Entretanto, apesar das belezas naturais, o local ainda é pouco visitado por turistas.

Praia do Pontal do Peba, em Piaçabuçu
Praia do Pontal do Peba | Foto: Marco Ankosqui/MTur

Circuito Cinema de Penedo

Além das belezas naturais, no segundo semestre acontece o Circuito Cinema de Penedo. O evento reúne diversas produções alagoanas e nacionais, fazendo com que a cidade respire a sétima arte. Além dos filmes, o evento conta com oficinas e uma programação cultural durante as noites. Então prepara a pipoca e boa diversão!

Foto da mostra competitiva no Circuito Penedo de Cinema
Mostra Competitiva | Foto: Circuito Penedo de Cinema

Alagoas encanta de Norte a Sul, né? 😍

 

Você também vai gostar de