Patrimônios culturais em Alagoas para você prestigiar!

Museu da Imagem e do Som de Alagoas

17 de agosto é comemorado o dia do Patrimônio Cultural! Por isso, separamos alguns Patrimônios Culturais de Alagoas para você conhecer quando chegar aqui! São locais, costumes e sabores passados ao longo de gerações e que constroem a identidade dos alagoanos. Então prepara a listinha para incluir tudinho no seu roteiro!

Serra da Barriga 

Localizada na cidade de União dos Palmares, a Serra da Barriga abrigou o Quilombo dos Palmares, o maior das Américas. Tombada em 1986 pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico e Nacional (IPHAN), recebeu em 2017 a certificação de Patrimônio Cultural do MERCOSUL.

Em 2007, foi implantado no local o Parque Memorial Quilombo dos Palmares. Ou seja, uma verdadeira maquete em tamanho real do Quilombo que tinha como líder Zumbi dos Palmares, assassinado em 20 de novembro de 1695. Por isso, a data ficou conhecida como o Dia Nacional da Consciência Negra. Certamente, um local que faz parte da história do Brasil e que vale a pena conhecer em Alagoas.

Serra da Barriga - Alagoas
Foto: Ascom União dos Palmares

Sururu

Patrimônio Imaterial de Alagoas, o sururu é um molusco encontrado nas lagoas e muito apreciado por aqui. Costuma ser preparado com leite de coco e servido com arroz branco. No entanto, é muito comum encontrar o caldinho de sururu nas barracas de praia em Maceió! Além disso, sua casca é muito utilizada na confecção de acessórios e roupas que enfatizam o regionalismo em suas composições.

Clique aqui e conheça os 5 melhores restaurantes de comida regional em Maceió!

Sururu ao coco: muito consumido em Alagoas durante a Páscoa
Foto: Sedetur

Bordado Filé

O bordado feito sobre uma rede de fios é emblemático quando o assunto é artesanato alagoano. O Filé pode ser encontrado em roupa, toalha, marcador de página, jogo americano e o que mais a criatividade das bordadeiras permitir. Além disso, é Patrimônio Cultural Imaterial de Alagoas desde 2014.

Bordado filé
Foto: @pontaldabarra

Desenvolvido na região das Lagoas Mundaú e Manguaba, o Filé é uma tradição passada de geração em geração, sendo muito comum encontrar as bordadeiras tecendo os fios nas calçadas do Bairro do Pontal. Ou seja, além de bonito ainda garante um passeio encantador!

Teatro Deodoro

Berço do teatro alagoano, o Teatro Deodoro conta com uma sala de espetáculos em estilo neoclássico com palco italiano. O local já recebeu grandes companhias teatrais, atores e grandes nomes da música popular e erudita ao longo dos seus 108 anos de existência.

Patrimônio Cultural de Alagoas, o Teatro Deodoro dispõe ainda de um Complexo Cultural e do Teatro de Arena, anexos ao prédio. O local é aberto para visitações e fica localizado no centro de Maceió. 

Teatro Deodoro
Foto: Jonathan Lins

Bairro do Jaraguá

Por fim, não poderíamos deixar de citar o bairro histórico de Jaraguá! Além de abrigar antigos casarões, é lá que está a sede do IPHAN-AL, o Museu da Imagem e do Som de Alagoas (MISA), o Arquivo Público Estadual, Memorial à República e a Associação Comercial. No bairro tombado pelo IPHAN, está localizado também o Porto de Maceió, responsável pelo desenvolvimento econômico da região durante o século XIX. 

Bairro Histórico Jaraguá em Maceió
Foto: Visite Alagoas

Resumindo, motivos não faltam para você vir para Maceió e se encantar ainda mais pelo nosso Paraíso! Portanto, arruma as malas e vem ❤️  

 

Você também vai gostar de