O grito do Ipiranga dos Jangadeiros Alagoanos!

Foto do monumento Jangada da Independência

Dia 07 de Setembro é comemorado o Dia da Independência. Mas, além do grito do Ipiranga, a data celebra a história de quatro jangadeiros alagoanos. Em 1922 eles fizeram uma viagem de jangada até o Rio de Janeiro para comemorar o centenário da independência. Confira agora uma das histórias mais emblemáticas de Alagoas!

Jangada Independência rumo à Capital do Brasil

Para comemorar o centenário da Independência do Brasil, em 1922, vários estados enviaram embarcações para a então capital do país, Rio de Janeiro. E, certamente, Alagoas também enviou a sua, porém, um tanto quanto “exótica”. No dia 25 de agosto de 1922, quatro pescadores resolveram ir para o Rio de Janeiro em uma jangada. 

A embarcação bem simples recebeu o nome de Independência. Era formada por seis paus, um pequeno mastro com vela e nenhum aparelho de navegação. No entanto, dois dias depois, em 27 de agosto, os pescadores saíram rumo à Baía de Guanabara.

Jangadeiros se preparando para a viagem rumo ao Rio de Janeiro

A viagem corria tranquila, até que no litoral da Bahia o tempo começou a virar trazendo uma forte tempestade. O temporal virou a embarcação, fazendo com que os jangadeiros levassem nadando a jangada até a costa.

Entretanto, ao saber do ocorrido, o Governador da Bahia disponibilizou toda a ajuda para que os jangadeiros continuassem a viagem. E, em 02 de dezembro de 1922, após 98 dias e 9 tempestades, os quatro jangadeiros chegaram ao seu destino.

A essa altura, a notícia já havia se espalhado e, certamente, eles foram recebidos por vários jornalistas curiosos para conhecer os bravos navegantes.

Após serem recebidos pelo Presidente da República, voltaram para Maceió. Chegaram na capital alagoana no dia 21 de dezembro com muita festa e homenagens.

Homenagens

Além do desfile cívico ao chegar em Maceió, os jangadeiros ganharam um monumento que representava uma jangada na Praia de Pajuçara, local de partida da viagem. Ao longo dos anos o monumento foi desgastado e retirado do local.

Nos anos 30, a Rua do Horizonte, no Bairro de Pajuçara, passou a se chamar Rua Jangadeiros Alagoanos, rua onde está localizado o Tropicalis Slim. Além disso, nos anos 70 até uma escola de samba foi batizada de Jangadeiros Alagoanos.

Monumento em homenageia aos jangadeiros | Foto: ©Ailton Cruz

Posteriormente, em 2018, na orla de Ponta Verde, o monumento Jangada da Independência foi inaugurado para a alegria de moradores e turistas de Maceió. A jangada de cerca de 9m de altura e feita com madeira de eucalipto é uma grande homenagem aos pescadores e um presente a todos que visitam Maceió! Portanto, não deixe de tirar uma foto quando estiver por aqui!

 

Você também vai gostar de