Museus em Maceió: você precisa visitar!

Fachada do Museu Théo Brandão

Viajar é ter a possibilidade de conhecer novos lugares e, portanto, novas culturas. Maceió vai além das praias quando o assunto é passeio! Por isso, neste Dia Mundial dos Museus, vale a pena colocar as nossas dicas na listinha do que fazer quando chegar na capital alagoana!

Museu Palácio Floriano Peixoto

O local já foi sede do Governo de Alagoas, mas desde 2006 funciona como museu e abriga coleções de cristais, pratarias e móveis dos séculos XIX e XX em madeira e couro. Lá, também é possível conferir o Espaço Aurélio Buarque de Holanda e o Memorial Lêdo Ivo. Além do acervo, o prédio que teve sua construção iniciada em 1893, chama atenção por sua arquitetura.

Para saber mais clique aqui!

Fachada do Museu Palácio Floriano Peixoto
Foto: Secretaria de Turismo de Maceió

Museu Théo Brandão

Theotônio Brandão Vilela foi um folclorista alagoano que colecionou ao longo da vida obras relacionadas à cultura popular. Seu acervo pessoal foi doado para a Universidade Federal de Alagoas e, como resultado, em 1975 foi fundado o Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore. O espaço abriga uma das maiores compilações da cultura e costumes do Nordeste. Além disso, é possível apreciar indumentárias de folguedos natalinos, brinquedos populares, peças de culto afro-brasileiro, rendas e bordados.

Para saber mais clique aqui!

Fotografia de grupo folclórico presente no acervo do Museu Théo Brandão
Foto: Reprodução Museu Théo Brandão

Museu da Imagem e do Som de Alagoas

Para muita gente, mais importante que fazer um passeio é registrar o momento em vídeos e fotos. Ainda bem que para muita gente lá atrás isso também era importante! Afinal, são essas fotografias e materiais audiovisuais de épocas passadas que compõe o acervo do Museu da Imagem e do Som de Alagoas, o MISA. A história da comunicação alagoana pode ser conhecida através de fotografias, vídeos, fitas, telefones, televisores e diversos elementos que ajudam a contar um pouco da história do Estado.

Para saber mais clique aqui!

Museu da Imagem e do Som de Alagoas
Foto: Experimente Maceió

Casa do Patrimônio – IPHAN

Localizada na sede do Instituto do Patrimônio Histórico Artístico e Nacional, em Alagoas, a Casa do Patrimônio abriga um rico acervo dos mestres artesãos de Alagoas e do Nordeste. Além disso, é possível conferir a exposição “A Invenção da Terra”, com parte do acervo de esculturas da artista plástica e colecionadora Tânia Pedrosa. São mais de 300 peças produzidas em cerâmica, madeira, pedra e sucata que retratam a arte popular nordestina.

Para mais informações clique aqui!

Exposição a Invenção da Terra da artista plástica Tânia Pedrosa
Foto: Iphan/AL

Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas – IHGAL

Fundado em 1869, o Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas é reconhecido como o terceiro mais antigo espaço do tipo no Brasil. E, acima de tudo, abriga um dos mais completos acervos afro-brasileiros do país, com objetos da época da escravidão e do Quilombo dos Palmares. Além disso, lá é possível conferir a Coleção Especial do Ciclo do Cangaço, com pertences de Lampião e Maria Bonita. É cobrada uma taxa simbólica de R$4,00 para a visitação do acervo.

Para mais informações clique aqui!

Coleção Ciclo do Cangaço faz parte do acervo do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas
Foto: Claudemir Mota

Fundação Pierre Chalita

Fundada em 1980 pelo pintor, escultor, desenhista, professor e colecionador de arte, Pierre Chalita, o espaço abriga um acervo com cerca de 2.000 obras. Entre as peças, o visitante pode conferir pinturas, esculturas, desenhos e objetos decorativos, por exemplo. Além disso, o museu conta com um acervo de artes sacra. A Fundação Pierre Chalita faz parte do Conjunto Arquitetônico dos Martírios, tombado pelo Patrimônio Estadual de Alagoas.

Para mais informações clique aqui!

Acervo da Fundação Pierre Chalita
Foto: Visite Alagoas

Ou seja, locais não faltam para você voltar para casa com a bagagem repleta de história e cultura alagoana! Só falta você chegar e curtir ❤️

 

Você também vai gostar de