5 curiosidades sobre Alagoas para você se encantar!

Praia da Barra de São Miguel no Litoral Sul de Alagoas

Você sabia que Alagoas pertencia à Capitania de Pernambuco, separando-se em 1817 para se tornar uma Capitania Independente? Pois saiba! Por isso, no dia 16 de Setembro é comemorado o dia da Emancipação Política de Alagoas. Mas este estado nordestino com 3.337.357 habitantes possui outras curiosidades que contamos para você agorinha mesmo! 

Maré baixa

Certamente, uma das coisas que você mais poderá ouvir por aqui é sobre a altura das marés. O movimento das marés ocorre em virtude da atração gravitacional exercida pela lua sobre o mar. Por isso, as marés ficam altas e baixas duas vezes ao dia. Os horários variam de acordo com as fases da lua, onde as marés costumam baixar a cada 12h.  A maré baixa é ideal para fazer o passeio até as piscinas naturais e você pode acompanhar a tábua de marés clicando aqui

Piscinas Naturais de Pajuçara | Foto: Turismo Alagoas
Piscinas Naturais de Pajuçara | Foto: Turismo Alagoas

Caldinho é petisco de praia

Já que estamos falando em praia, um dos petiscos que fazem muito sucesso nas praias de Alagoas é o caldinho. Apesar do calor que faz em Maceió, é muito comum encontrar nas praias o caldinho que pode ser de feijão, camarão, vaca atolada (geralmente feito com macaxeira – também conhecida como mandioca ou aipim – com carne de costela) e, claro, caldinho de sururu! O sururu é um molusco que, inclusive, é Patrimônio Imaterial de Alagoas. 

foto de dois caldinhos em Maceió
Foto: João Schwartz

Maragogi não fica em Maceió!

Sem dúvida, uma das praias mais famosas de Alagoas é Maragogi. Entretanto, ela não é só o nome de uma praia, mas sim uma cidade que fica no Litoral Norte de Alagoas, aproximadamente 2h de distância de Maceió. Mas não se preocupe! Diariamente saem passeios de Maceió para lá e você poderá curtir as águas cristalinas de Maragogi. 

Foto de um casal em Maragogi
Foto: Beatriz Bondi

Aproveitando: São Miguel dos Milagres e Praia do Francês também não ficam em Maceió! A primeira muito procurada por celebridades, inclusive para casamentos, é uma cidade que fica no Litoral Norte de Alagoas, próximo a Maragogi (aproximadamente 1h30 de distância de Maceió). A segunda é uma praia da cidade de Marechal Deodoro, Litoral Sul do estado, e fica a cerca de 30 minutos do centro de Maceió.

Alagoas possui o maior número de folguedos do Brasil 

Isto mesmo! Alagoas é o Estado que possui o maior número de folguedos do Brasil. São cerca de 29 manifestações culturais que encantam turistas e moradores! Entre eles: Pastoril, Bumba Meu Boi, Coco de Roda, Fandango, Maracatu e, claro, o Guerreiro. O chapéu de Guerreiro, inclusive, é símbolo alagoano. Saiba mais sobre os folguedos clicando aqui!

Foto do Guerreiro Alagoano
Foto: Jonathan Lins

Quilombo dos Palmares: Patrimônio Cultural do MERCOSUL

O maior Quilombo das Américas, fica localizado na Serra da Barriga, na cidade de União dos Palmares. A Serra foi tombada em 1986 pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico e Nacional (IPHAN) e em 2017 recebeu a certificação de Patrimônio Cultural do MERCOSUL.

Serra da Barriga - Alagoas
Foto: Ascom União dos Palmares

Além disso, no local foi implantado o Parque Memorial Quilombo dos Palmares, ou seja, uma verdadeira maquete em tamanho real do Quilombo que tinha como líder Zumbi dos Palmares. Zumbi foi assassinado em 20 de novembro de 1695, por isso, a data ficou conhecida como o Dia Nacional da Consciência Negra.

Curtiu? Então vem logo para Alagoas curtir tudo isso de pertinho ❤️

 

Você também vai gostar de