4 curiosidades sobre o São João em Maceió

São João em Maceió

Hoje é dia de São João, certamente uma das festas mais importantes para os nordestinos! Época de comer milho, pamonha, canjica, mungunzá, dançar forró e tirar a roupa xadrez do armário! Por isso, fizemos uma lista com 4 curiosidades sobre o São João em Maceió para você aproveitar demais essa festa!

Quadrilha Junina

Provavelmente você já deve ter visto quadrilha junina em outros lugares do Brasil, mas por aqui elas têm a mesma importância que uma escola de samba no Rio de Janeiro durante o carnaval. Tanto que existe concurso para escolher a representante de Alagoas na disputa pelo título de melhor quadrilha junina do nordeste. Ou seja, são verdadeiros espetáculos!

Quadrilha junina se apresentando no São João de Maceió
Foto: Felipe Brasil

Coco de Roda

Em Maceió, além das quadrilhas juninas, você também encontra concurso de Coco de Roda. A dança que tem como elemento forte a pisada com os pés, tem os trajes semelhantes aos da quadrilha, mas aqui a percussão é muito importante para dar todo o ritmo à dança coreografada.

Grupo de coco de roda alagoano
Foto: Pei Fon

Mungunzá x Canjica

Enquanto alguns discutem se é biscoito ou bolacha, aqui levantamos a polêmica: é mungunzá ou canjica? Os dois são pratos típicos do nordeste, principalmente durante o São João. Mas, se você não é do nordeste e for pedir uma canjica, certamente vai se surpreender!

Abaixo temos o mungunzá, feito com milho branco, leite de coco, canela e cravo da índia:

Foto: divulgação

Agora é a vez da canjica, que em alguns locais do Brasil é conhecida como curau. A canjica é um mingau de milho delicioso e muito consumido durante o São João:

Canjica de milho
Foto: depositphotos

Resumindo: você vai querer comer e repetir! Aqui você encontra dicas de restaurantes regionais para provar a culinária típica a qualquer época do ano! 😉

Arraiá

Sem dúvida é uma das palavras mais ditas durante o mês de junho. Arraiá nada mais é que o sinônimo de festa de São João! Eles podem acontecer em Igrejas (as famosas quermesses), em praças ou locais privados. E, acima de tudo, costumam reunir as dicas que demos aqui. Mesmo que a quadrilha seja improvisada entre as pessoas presentes. O importante é se divertir nessa época do ano que não deveria acabar nunca!

São João em Maceió
Foto: Felipe Brasil

Ou seja, tira sua roupa xadrez do armário ou o vestido de chita e bora dançar forró! 💃🏽🕺🏽

 

Você também vai gostar de