Maré em Maceió: entenda o que é e como aproveitá-la.

Quando a maré baixa, o Paraíso das Águas se torna ainda mais incrível. Porém, uma dúvida comum em nossas redes sociais é: “quais os meses que têm baixa maré em Maceió”? Por isso, reunimos todas as dúvidas sobre o tema, pesquisamos sobre esse fenômeno natural e trouxemos respostas e dicas de como entender e tirar proveito da tábua da maré. Confira!

O efeito de alta também chama-se preamar (preia-mar), enquanto a terminologia para baixa também pode variar para “baixa mar”. Explicado os termos, também será necessário entender que esse fenômeno ocorre todos os meses de forma natural e que acontece todos os dias duas vezes ao dia, ou seja, haverão duas marés altas e duas baixa, num intervalo de seis horas e a responsável por isso é a força gravitacional do satélite natural, a Lua. Veja a seguir outras dúvidas frequentes sobre o assunto:

 

Como é a Maré em Maceió?

Vai depender do ponto em que a Lua se encontra. O planeta Terra gira em sentido dele mesmo e essa rotação é responsável pelo dia e pela noite. Em alguns momentos, durante o movimento lunar, a Terra se alinha com o satélite. Estando alinhadas, a Lua exerce uma atração em nosso planeta e isso eleva o nível das águas, fazendo a maré subir naquele local e, com isso, no ponto mais afastado haja a baixa mar.

Onde posso checar a Maré em Maceió?

Há diversos sites que trazem a Tábua da Maré, porém sempre nos orientamos e recomendamos o site Climatempo. Ao acessar o site, selecione o porto de Maceió para ter acesso a toda as praias de Alagoas, escolha o mês de sua viagem e veja o melhor horário para aproveitar os passeios.

A maré baixa acontece em horário fixo?

Não. O ciclo do preamar/ baixa mar dura aproximadamente 12 horas e 25 minutos, ou seja, o mesmo ponto passa pela alta e baixa duas vezes e por isso os horários se diferem.

O que é nível mínimo da maré?

Mesmo estando baixa, é preciso ficar de olho no nível mínimo da maré, ou seja, no volume do mar. Para aproveitar bem a praia e os passeios, o nível deve estar abaixo de 0,5m. Portanto, quanto mais baixo, melhor.

Imagem: Reprodução Climatempo. Tábua da maré: nível, horário e dia da maré em julho de 2018

O sol influencia na preia-mar ou baixa mar?

Sim, mas em menor intensidade e apenas quando está alinhado com a Terra e a Lua. A influência do sol dá-se no volume das águas e tem relação com a fase lunar, por exemplo, se ela está em sua fase minguante ou crescente, parte da força gravitacional dela é anulada e as marés não secam o suficiente para um bom passeio.

Vale destacar que em Maceió possui praias urbanas balneáveis e próprias para banho independente da altura do mar. Para o passeio das piscinas naturais, vale a pena acordar mais cedo e chegar uma hora (ou duas) antes do nível mínimo previsto para aproveitar ainda mais o visual. Também vale reservar alguns dias para conhecer outros pontos turísticos, a exemplo da Pedra Virada, explorar o “Caminho de Moisés”  ou ir caminhando mar adentro em direção ao Farol da Ponta Verde, bem próximo ao nosso hotel Tropicalis Palms.

 

Fontes: Climatempo | Viaje na viagem | Wikipédia | Portal Terra | É porque…

Foto da Capa: Itawi Albuquerque | Turismo Alagoas